Hot!

Da primeira vitória ao choque com a polícia em Guimarães



O Benfica desloca-se domingo a Guimarães onde tentará assegurar a conquista do 34.º título de campeão nacional da sua história. O estádio dos minhotos será palco de mais uma jornada de emoções fortes. Sob o comando de Jorge Jesus, os encarnados viveram de tudo. Desde a primeira vitória na Liga com o amadorense ao leme, aos incidentes da época passada, que envolveram a polícia e a segurança.

Em 2009/10, na primeira época na Luz, o Benfica começou o campeonato – que viria a ganhar – com um empate frente ao Marítimo, na Luz. A 23 de agosto de 2009, na segunda jornada, Ramires, com um golpe de cabeça, aos 90 minutos, deu o melhor seguimento a um livre de Coentrão da esquerda, selando o primeiro triunfo das águias. Foi um triunfo sofrido, em que não faltou uma grande penalidade desperdiçada por Oscar Cardozo, aos 62 minutos (defendido por Nilson).

Pior foi o jogo realizado a 20 de fevereiro de 2012, em partida da 19.ª jornada. Os encarnados na liderança, isolados, sem derrotas e com cinco pontos de vantagem para o FC Porto. Na Cidade Berço, conheceram o primeiro obstáculo. Um golo de Toscano, aos 37 minutos, vergou as águias, que começaram neste jogo a perder o campeonato. Nas jornadas seguintes, empataram em Coimbra e perderam na Luz, com o FC Porto. Nunca mais recuperaram a liderança.

Finalmente, a 22 de setembro de 2013, o Benfica somou a primeira vitória fora, na partida da 5.ª jornada, depois de terem perdido na visita ao Marítimo e empatado em Alvalade. Os encarnados acabariam por se sagrar campeões.

Suspensão. No final desse encontro, decidido por um golo de Cardozo (72’), Jesus envolveu-se com as forças de segurança, quando procurou ajudar um adepto que havia invadido o terreno de jogo para celebrar com os jogadores. O técnico queria evitar que o apoiante fosse agredido, mas os ânimos aqueceram bastante. "Os jogadores iam entregar as camisolas e, com a emoção, um adepto entra em campo. Tentei pedir ao segurança para deixar o jovem sair tranquilo", justificou-se Jesus.

Jesus seria suspenso 30 dias pela justiça desportiva. Já a justiça cível condenou-o a pagar 25 mil euros a duas instituições de solidariedade social (Associação de Apoio à Criança (AAC) e Raríssimas) e 500 euros ao agente da PSP agredido.

O Benfica regressa a Guimarães e Jesus, a uma semana de distância, deixou o mote para esse encontro: "Esse é um jogo de título", disse, após o triunfo com o Penafiel.