A nona edição da Eusébio Cup será presenciada por uma boa moldura humana. Segundo foi possível apurar, o Benfica espera 40 mil espectadores no primeiro e único jogo que os tricampeões nacionais vão fazer no Estádio da Luz durante a pré-temporada.
Criada no verão de 2008 com o propósito de homenagear Eusébio da Silva Ferreira, a Eusébio Cup este ano terá uma carga simbólica ainda maior pois o convidado é o Torino, clube cuja história ficou marcada pela tragédia de Superga. No dia 4 de maio de 1949, ao regressar a Itália após um jogo particular no Estádio Nacional, que serviu para homenagear o antigo capitão do Benfica, Francisco Ferreira, a formação do Torino foi vítima de um acidente aéreo, nos arredores de Turim, quando o avião colidiu com a Basílica de Superga. Não houve sobreviventes deste tragédia que vitimou aquela que era considerada uma das melhores equipas da Europa na década de 40.
Hoje, para prestar tributo aos malogrados jogadores, realiza-se uma cerimónia no Estádio Nacional, às 12 horas, onde estará o técnico do Torino, Sinisa Mihajlovic e, e dirigentes do clube, que serão recebidos pelos vice-presidentes do Benfica, Alcino António, Domingos Almeida Lima e Rui Cunha.
O encontro com o Torino marca, por outro lado, o regresso da Eusébio Cup à Luz após ter sido disputada no México, no ano passado, frente ao Monterrey. Os encarnados, que perderam as últimas três edições, procuram a quarta vitória na prova.