Nolito foi confirmado no Manchester City na sexta-feira, mas o seu percurso poderia ter sido bem diferente por esta hora... Pelo menos segundo a história que o 'Sport' revela este sábado. É que, de acordo com o diário catalão, o Barcelona, depois de um pedido expresso de Pep Guardiola, terá procurado impedir a sua saída para o Benfica em 2011/12, isto numa altura em que o avançado espanhol já tinha pré-acordo com o Benfica.
A história conta-se de forma simples. Em final de contrato com o Barça, Nolito terá pedido numa reunião para receber um salário de primeira equipa, assim como garantias de que seria opção na mesma. Ninguém na direção o garantiu e o avançado partiu então em busca de novas oportunidades. Assinou pelo Benfica um pré-acordo, em janeiro, e definiu o seu futuro. O 'problema' veio depois. Pep Guardiola surgiu em cena, prometendo numa reunião que o colocaria na equipa principal para a época seguinte, a de 2011/12. Nolito, claramente encantado com a possibilidade, rapidamente terá ligado a Luís Filipe Vieira, de modo a desfazer o acordo feito e assinado. O presidente do Benfica respondeu de imediato: 20 milhões de euros.
Era esse o valor fixado na cláusula de rescisão que estava no seu contrato e era essa a verba que as águias queriam receber. O negócio não avançou e o resto é o que se sabe. Nolito veio para Lisboa, começou muito bem, quebrando até recordes com décadas, mas acabou por se 'perder' e saiu cedido para o Granada em 2013/14. Seria vendido ao Celta de Vigo, onde se evidenciou e agora ruma à Premier League, onde reencontra o técnico que procurou impedir que rumasse à Luz...