A eurodeputada Ana Gomes escreveu uma carta à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Judiciária a solicitar a abertura de uma investigação à transferência de Francisco Vera dos paraguaios do Rubio Ñu para o Benfica.
No documento, divulgado pela própria, a socialista aponta "indícios sobre a possível prática de crimes de branqueamento de capitais" relativos à contratação de Francisco Vera ao Club Rubio Ñu. Por isso, pede às autoridades que "procedam às diligências necessárias para averiguar o caso".
A missiva data de 7 de Setembro, a eurodeputada do PS alude a notícias recentes que "reportam indícios sobre a possível prática de crimes de branqueamento de capitais". Em causa estão acusações de lavagem de dinheiro e evasão fiscal, denunciadas no final de Agosto pelo diário 'Hoy', do Paraguai, relacionadas com a contratação de Vera de 2015.
Segundo o contrato, válido por cinco anos, revelado pelo site "Football Leaks", a SAD encarnada pagaria um total de 2,8 milhões de euros em várias tranches. Apesar de já dever ter recebido mais de metade desse montante, o clube, que tem como dirigente o antigo jogador benfiquista Carlos Gamarra, nada declarou ao Fisco.