Passou apenas um ano no Benfica (2011/12), mas a passagem pela Luz deixou-o marcado para sempre. Agora no Zenit São Petersburgo, clube no qual atua desde 2012/13, Axel Witsel admite que jogar no Benfica foi o passo que faltava para que o seu nome fosse conhecido na Europa, referindo até que foi difícil trocar Lisboa pela Rússia.
"Passei cinco a seis anos no Standard e queria tentar aventurar-me no estrangeiro. Queria elevar o meu nível de jogo. O Benfica fez uma proposta e foi o melhor destino para mim. Fui muito bem recebido lá, pela equipa, pelos treinadores, adeptos, todos... Gostei bastante da passagem por Portugal. Evoluí imenso. É graças ao Benfica que o nome Witsel é conhecido na Europa", confessou o médio, de 27 anos, ao site oficial da UEFA.
Os primeiros tempos de Zenit, recorda, não foram fáceis... "A princípio não foi fácil. Deixar Lisboa, uma cidade linda, pela Rúsia... Sim, é quente no verão, mas no inverno chega aos -20º C, o que é muito difícil", confessou o belga, que ainda é o detentor da venda mais cara da história do Benfica (40 milhões de euros).