Hot!

«Benfica dispensou-me mas há males que vêm por bem»



É o mais novo de 10 irmãos, perdeu o pai em criança, passou fome, mas o futebol virou-lhe a vida do avesso. Bruma, a alinhar atualmente no Leipzig, trocou Bissau por Lisboa aos 12 anos depois de ter sido 'descoberto' pelo empresário Catió Baldé e, aquele que estava prestes a tornar-se aposta na formação do Benfica, acabaria por se vestir de verde e branco.

"Não sei bem [porque não ficou no Benfica]. Lembro-me que antes do primeiro treino caí na bicicleta do filho do Catió e esfolei-me todo. Fui treinar com ligaduras nos braços e nas pernas e não parei de correr. Disseram logo para eu ficar no Seixal. Pouco depois, o Catió veio buscar-me e disse-me que íamos ao Sporting, que era melhor. Nem fomos a casa. Fui diretamente do Seixal para Alcochete com a mala no carro. O Aurélio Pereira e o Jean Paul quiserem logo que ficasse no Sporting. Só depois disso é que o Catió me disse que o Benfica me tinha dispensado. Fiquei um pouco triste porque estava a começar a gostar do Benfica. (...) Mas eu era sportinguista e percebi que há males que vêm por bem. (...) Alcochete é a minha casa e ainda hoje sofro pelo Sporting. Quero que sejam campeões"

Foi Jesualdo Ferreira quem o promoveu da equipa B para a principal. "Começou a dizer-me que era cagão, que não sabia dominar uma bola, porque a recebia de costas e ele queria que eu rodasse logo para a frente. Na equipa B era rei, mas ali vi que o futebol não era tão fácil como pensava. Lançou-me contra o Marítimo. Estava nervoso e perdi logo a primeira bola; depois fintei um e o estádio gritou e ganhei confiança. Aos 45', substituiu-me e pensei que tinha acabado ali. (...) Na jornada seguinte entrei contra o Gil Vicente e fiz o primeiro golo. O Jesualdo foi muito importante na minha carreira"

A saída do Sporting não foi pacífica para os adeptos leoninos - "um grupo de adeptos quis falar comigo, mas eu pensei que me queriam fazer mal. Foram atrás de mim, assustei-me, peguei no carro e fui-me embora", lembrou. Tudo porque 'forçou' a saída para o Galatasaray após ter pedido outras condições aos leões. "Eles acharam que não devia ganhar isso, queriam aumentar-me uma coisa insignificante. Eu exigi sair com a condição de que o Sporting ganhasse bom dinheiro com a minha venda", concretizou.

"A maior força do FC Porto atualmente é o treinador, que conseguiu que a equipa esteja mais junta e motivada. O Sérgio Conceição está sempre a puxar pelos jogadores. E é um grupo experiente. No Leipzig, muitos jogadores nunca tinham entrado na Champions. Mas vai ser equilibrado, como todas as partidas deste grupo", avançou, concluindo que admira "todos" os jogadores dos dragões, mas gosta "muito do Danilo". "É uma máquina", apontou.