Hot!

KEATON PARKS: A HISTÓRIA, OS ÍDOLOS E OS SONHOS DO MIÚDO DO TEXAS



Há quase um ano, a 27 de dezembro de 2016, A BOLA publicou uma entrevista com um promissor médio do Varzim, então com 19 anos (atualmente tem 20), que começava a dar cartas na Liga 2; Keaton Parks. Nessa conversa, o jovem natural de Dallas, Estado do Texas, falou de como chegou a Portugal e dos seus sonhos. Uma forma de conhecer melhor a promessa lançada na equipa principal do Benfica por Rui Vitória no jogo frente ao V. Setúbal, para a Taça de Portugal, este sábado, acabando o norte-americano por ter participação no lance do segundo golo das águias.

Recorde-se que antes de chegar a Portugal, na época 2015/16, Keaton Parks alinhava no Liverpool Warriors, do país natal. Na época 2016/17 acabaria por entrar em rota de colisão com o Varzim e sair em litígio. Foi anunciado como reforço das águias no verão e tem atuado pela equipa B (12 jogos, dois golos), com exibições que chamaram a atenção de Rui Vitória.

«Cheguei a Protugal através do meu treinador nas camadas jovens do clube onde jogava, em Dallas, Armando Palaez, e do empresário Henrique Sousa. Vim a Portugal com o filho dele, Armando, meu melhor amigo, para participarmos em alguns torneios de verão em Portugal», começa por contar.

Despertou a atenção do Varzim, assinou e começou pelos juniores, mas rapidamente chegou à equipa principal.

«Os meus pais jogaram futebol, não a nível profissional mas por diversão. Desde sempre me recordo de jogar com eles, tal como os meus dois irmãos e a minha irmã. Todos gostamos de futebol por influência dos meus pais. Pratiquei outros desportos na escola, mas onde era melhor e me sentia mais confortável era no futebol. Além disso, comparado com basebol, futebol americano ou basquetebol, é o desporto no qual há menos paragens, o que foi também um fator decisivo para a minha escolha», disse, vincando o «nível muito mais elevado do futebol português», cenário ideal para um jovem «evoluir».

O médio revelou os seus clubes preferidos na Europa, Barcelona e Liverpool, nos quais gostaria de jogar um dia, assim como os maiores ídolos, que garantiu estudar ao detalhe: «Gosto de Xavi, Iniesta, Verratti, Thiago Alcântara. Procuro ver os jogos deles e tirar notas e ideias para também eu poder atingir um nível mais alto no futuro.»

Apesar de, já então, estar a gostar de viver em Portugal, no caso na Póvoa do Varzim, Keaton Parks assumir ter saudades dos pais e irmãos, apesar das conversas telefónicas diárias. «E também sinto falta da gastronomia, porque nos Estados Unidos há comida de quase todos os pontos do mundo, e aqui, apesar de tudo ser bom, é basicamente gastronomia portuguesa», acrescentou. Algo que a mudança para Lisboa terá melhorado, seguramente.

O jovem contou ainda que, mesmo estando a morar em Portugal costuma assinalar o Dia de Ação de Graças, muito tradicional nos Estados Unidos.

Via: ABola