«Era um jogador da tetra, gostava é de manobrar as peças»
Rui Vitória foi o último preletor no Fórum do Treinador de futebol/futsal que durante dois dias encheu o pavilhão da Universidade do Minho, em Braga. Na sua alocução, o técnico do Benfica passou em revista a carreira de treinador e recordou os tempos de jogador.
«Era um jogador da treta e comecei a carreira de treinador pelos seniores. Num domingo era jogador e no dia seguinte passei a ser treinador do Vilafranquense, na 2.ª divisão nacional. Só depois é que treinei jovens, porque surgiu a hipótese de orientar os juniores do Benfica. Foram dois anos e voltei aos seniores, para uma travessia que me levou novamente ao Benfica»
Estava lançado o diálogo, e Rui Vitória é gente que gosta de falar, principalmente para uma plateia que misturava caras conhecidas com muitos estudantes e jovens candidatos à profissão. Sendo assim, vale sempre a pena deixar mais umas pinceladas sobre a ascensão na carreira:
«Quando jogava também estudava Educação Física, mas aquilo que eu gostava era de manobrar as peças. Admito que me sinto mais realizado como treinador. Todos temos boas ideias sobre futebol, o problema é colocá-las em prática. A minha ideia de jogo é influenciada por muitos dos treinadores que apanhei enquanto jogador. Mas não há uma receita para ganhar...»