No discurso que abriu a Gala Cosme Damião, Luís Filipe Vieira falou sobre o momento atual do Benfica e apontou baterias para o pentacampeonato.
«Este é um momento de festa e reconhecimento onde valorizamos a memória de 114 anos, os nossos valores, trabalhos e conquistas. Homenageamos os que mais se distinguiram nas várias modalidades e os projetos que tanto contribuíram para o crescimento do clube. A nossa história é marcada pela grandeza de muitos homens e mulheres, dirigentes, técnicos e atletas, alguns deles estão aqui.
- O caminho do futuro é de equilíbrio financeiro, sólido, sustentável e no presente valorizamos os ativos e o património. Lançámos as sementes para um futuro assente na formação, com um reforço da importância dos sócios, dos adeptos e das Casas do Benfica. Hoje podemos dizer que chegámos a uma fase em que dependemos cada vez mais de nós próprios e conjugámos resultados desportivos com o rigor financeiro»
«Em 2018, podemos dizer que vamos continuar a investir, estamos a equilibrar as contas e em breve reduziremos a dívida em 100 milhões de euros. Estamos a ganhar como ninguém, ganhámos o tetra e queremos o penta. As vitórias são por nós, nunca contra ninguém, é essa a diferença, sempre com respeito por todos os clubes que são nossos adversários.»