Hot!

«Jogador também tem de gostar de suar»



Rui Vitória falou esta terça-feira em Braga no Fórum do Treinador, da sua experiência como técnico e de como trabalha os jogadores, considerando que "a confiança é meio caminho" para o sucesso.

"Em cada clube tive uma dificuldade acrescida. A minha perspectiva sempre foi para alertar para esse contexto. Quando vou para um clube tento inteirar-me do contexto do clube. Tentei sempre adaptar-me ao contexto onde estava inserido"

"Um jogador com confiança é meio caminho andado e coerência, apesar de nunca conseguirmos ser justos para toda a gente. São determinantes. Dizer algo que passados alguns dias vai acontecer, defender determinada posição. Os jogadores gostam disso. Todos nos temos uma família, os jogadores não são máquinas, por mais dinheiro que ganhem. Têm filhos, mulheres, pais. Ser o mais possível ser humano, conhecer a personalidade de cada um. Ter o maior conhecimento possível para saber como podemos intervir naquele jogador. O jogador sentindo-se bem de cabeça o resto é mais fácil"

Mas o treinador do Benfica quer no treino ver os futebolistas darem tudo: "Os jogadores têm de sentir prazer do que estão a fazer. Saber até onde vai a arte e onde vai o trabalho. Temos de criar condições para nesta parte da arte esteja presente nos momentos do treino. A preocupação é o bem estar no treino, de agradar no treino. Ter também noção disto: isto agora é só arte e no treino vamos dar bola. Não, o jogador tem de sentir a dureza do treino. Sem sofrimento ninguém ganha. Jogador também tem de gostar de suar. Sessões curtas, intensas, baliza quando entra já não sai."