Hot!

«Tudo o que conquistámos foi com inteiro mérito»



A conferência de imprensa de Rui Vitória foi dominada por questões relacionadas com o caso “E-Toupeira”, que resultou na detenção do assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, que entretanto já saiu em liberdade.

«O Benfica fez um comunicado sobre esse assunto e está respondido. A melhor coisa que pode haver para todos os intervenientes é o esclarecimento de tudo, para bem de todos. Que haja o melhor e rápido esclarecimento de todas as situações. Quando disse «investigue-se» foi porque é importante para todos que tudo seja esclarecido»

O caso põe em causa o que o Benfica conquistou em campo nos últimos anos? «Quando se ganham títulos da forma como nós ganhámos, isso é o resultado do trabalho e mérito de muito gente. Ninguém ganha campeonatos, com tantas vitórias e recordes, sem o sacrifício e dedicação de muita gente. O que foi conquistado foi por inteiro mérito, qualidade e união de todos. Isso é o maior trunfo que temos.»

O caso está a afetar a equipa? «Claro que somos pessoas, seres humanos. Estes casos na generalidade, o caso do Benfica em particular… há muito que o futebol português está em perfeita ebulição. Temos vivido com dificuldades dessa natureza, dificuldades que nos são colocadas no caminho e os jogadores estão preparados para distinguir a sua função em campo. Favorece-nos ter o Caixa Futebol Campus, que é a nossa caixa forte campus. E quando lá entramos, o nosso foco é o próximo jogo – é isso que nos preocupa. Estamos preparados, prontos e muito vacinados contra o envolvimento do futebol português. Se há equipa que está preparada, somos nós.»

Como se preparou a equipa durante a semana? «Preocupo-me com o jogo. Temos de nos colocar nos nossos lugares. Eu sou treinador e tenho de preparar a minha equipa da melhor forma. Não fizemos nenhum trabalho extraordinário porque os jogadores são autênticos campeões na dedicação e no empenho. Foi uma semana normal de trabalho porque, quando entramos no portão da caixa forte, temos vida própria. Fizemos o nosso trabalhinho em condições normais, igual a outras semanas.»

Como se blinda a equipa para os assuntos extra futebol? «Não preciso blindar o quer que seja porque todos sabem o que é preciso fazer. É um momento como todos os outros. Sabemos estar em todos os momentos das competições. Já passámos por tudo e se há equipa em Portugal que está preparada para o combate, somos nós.»