O Benfica é o clube que menos dinheiro vai receber relativo a prémios por desempenho desportivo na Liga dos Campeões 2017/18. As contas foram feitas pelo jornal espanhol 'As' e refletem o pobre desempenho dos encarnados, que não fizeram qualquer ponto na fase de grupos.
Por isso, os encarnados irão receber apenas 12,7 milhões de euros relativo ao prémio de presença. Esta verba é pouco mais de um terço da já garantida por Liverpool, o líder da tabela, com 33,6 milhões de euros. Um valor que pode aumentar caso os reds eliminem o Manchester City e atinjam as meias-finais.
O FC Porto é 16.º da tabela, com pouco mais de 24 milhões de euros. O Sporting surge dois lugares abaixo, com quase 18,5 milhões.
A estes valores haverá ainda que acrescentar o dinheiro relativo ao market pool, a verba de direitos televisivos que será calculada em função da dimensão de cada mercado. Olhando para o exemplo da temporada passada, é de esperar que o Benfica, por ser o campeão português, tenha direito a mais 5,2 milhões de euros. O FC Porto deverá ficar com mais cerca de 4,9 milhões, enquanto que para o Sporting estará destinado um bónus à volta de 2,9 milhões de euros.