«Quem quis ir para o FC Porto foi o próprio Rafa»
O presidente do Sporting Braga, António Salvador, acrescenta este sábado dados novos com potencial para alimentar a polémica em torno da transferência de Rafa.
"A minha vontade era que o Rafa ficasse no Sporting Braga, mas defini as regras para o jogador sair. O FC Porto demonstrou interesse no jogador e ele só não ficou mais cedo fechado por uma questão financeira de fair play. Mas houve uma fase em que estava tudo acertado entre nós"
"Não fui eu que quis vender o jogador ao FC Porto, quem quis que o Rafa fosse para o FC Porto foi o seu empresário e o próprio Rafa, que demonstrou vontade em que se fechasse o negócio antes do playoff da Liga dos Campeões, para poder jogá-lo. Eu é que disse que não havia condições, porque ainda não havia acordo. Sim, o Rafa demonstrou vontade de ir para o FC Porto, porque numa primeira fase só o FC Porto estava na corida. Só mais tarde apareceu o Benfica", adiantou Salvador, reforçando antes de revelar detalhes que envolvem Pinto da Costa, presidente dos portistas, e António Araújo, agente de Rafa:
"Não fui eu que estive no Dragão no dia 18 [de agosto], de manhã, até ao almoço, a negociar o contrato do Rafa para ele assinar pelo FC Porto. Recebi uma chamada de Pinto da Costa, ao meio-dia, a dizer que estava com o Araújo, no Dragão, a pedir-me autorização para o jogador ir lá negociar o contrato. Eu autorizei, sendo que os entendimentos entre o Sporting Braga e o FC Porto já estava definidos. Para meu espanto, às seis da tarde, liga-me Pinto da Costa a dizer que não havia negócio, porque não estava para entrar em leilões."
"O empresário estava para ir ao estádio às 16 horas, com o jogador, mas não apareceu, e às 18 horas ligou-lhe e disse-lhe que tinha de ir a outro lado. Disse-me que até tinha deixado lá o cartão de cidadão para adiantar o contrato e negociar os valores salariais - um milhão net por ano, durante cinco épocas, cada séries de 10 jogos correspondia a 100 mil euros brutos e ao fim de 30 jogos o ordenado passava para 1,2 milhões de euros. Se alguém se esteve a posicionar não foi o Sporting Braga, nós estivemos no nosso cantinho"