'Tradição' indica: FC Porto nos 'oitavos' Benfica e Sporting eliminados
O FC Porto ruma aos oitavos da Liga dos Campeões e Benfica e Sporting ficam pelo caminho, caso se repita o que aconteceu nas quatro vezes em que Portugal teve três equipas na fase de grupos.
Em 2006/2007, 2007/2008 e 2014/15, os três grandes estiveram juntos e só os dragões chegaram aos oitavos, cenário que também se verificou em 2012/13, com o Sporting Braga a fazer de Sporting.
A exemplo do que sucedeu há dois anos, na última edição da Champions com Benfica, FC Porto e Sporting, os azuis e brancos foram obrigados a jogar o play-off, fase em que afastaram a Roma (1-1 em casa e 3-0 fora).
Portugal garantiu, assim, pela quinta vez três equipas na fase de grupos, precisamente uma década depois da primeira experiência, também com os três principais clubes lusos.
Há 10 anos, o FC Porto passou a fase de grupos ao ser segundo do Grupo G, atrás do Arsenal e à frente de CSKA Moscovo e Hamburgo, enquanto o Benfica foi terceiro do F, que apurou Manchester United e Celtic, e o Sporting quarto do B, dominado por Bayern Munique e Inter de Milão.
Os dragões cairiam, depois, nos oitavos de final, afastados pelo Chelsea, então comandado por José Mourinho, que ganhou 2-1 em casa, após empatar a um no Dragão.
Na época seguinte, os três grandes voltaram a juntar-se na fase de grupos e, uma vez mais, só o FC Porto seguiu para os oitavos, desta vez como vencedor do Grupo A, superando Liverpool, Marselha e Besiktas.
Apesar de terem passado como primeiros, os dragões voltaram a tombar nos oitavos de final, agora perante o Schalke 04, que gelou o Dragão, no desempate por penáltis (1-4), por culpa de um tal de Manuel Neuer.
Por seu lado, o Benfica voltou a tropeçar no Celtic, segundo do Grupo D, atrás do AC Milan, enquanto o Sporting foi batido no F por Manchester United e Roma.
Cinco anos depois, os dragões estiveram acompanhados de Benfica e Sporting Braga e o filme repetiu-se, com os portistas a serem segundos do Grupo A, cedendo apenas face ao Paris Saint-Germain, para, mais uma vez favoritos, serem afastados nos oitavos, face ao Málaga (1-0 e 0-2).
Os escoceses do Celtic foram, pela terceira vez, os carrascos do Benfica, ao serem segundos do Grupo B, arrebatado pelo FC Barcelona, enquanto os arsenalistas, foram quartos no H, muito longe de Manchester United, Galatasaray e CFR Cluj.
Há dois anos, em 2014/15, foram novamente os três grandes a representar Portugal na fase de grupos e o FC Porto fez ainda melhor, ao atingir os quartos de final.
Os dragões venceram, invictos (quatro vitórias e dois empates), o Grupo H, superando Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov, para, depois, afastarem o Basileia, antes de serem eliminados pelo Bayern Munique, que assustaram (3-1), para, depois, serem goleados na Alemanha por 6-1.
O Benfica não teve pela frente o Celtic, mas acabou último do Grupo C, batido por Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit, e o Sporting ficou em terceiro do F, à frente do Maribor, mas cedendo face a Chelsea e Schalke 04.