Renato Paiva estagia no Sevilha
Renato Paiva, treinador dos juvenis do Benfica, encontra-se em Sevilha a estagiar com Jorge Sampaoli (antigo treinador da seleção chilena que venceu a Copa América em 2015), sendo o único a acompanhar o dia a dia do argentino, observando rotinas e metodologias da equipa andaluz.
Depois de já ter estagiado com Diego Simeone, no Atlético de Madrid, e com Pep Guardiola, no Barcelona, o treinador encarnado não desperdiçou nova oportunidade para troca de conhecimento e experiência.
«Conheci Juan Lillo [antigo treinador do Salamanca, Real Sociedad, Oviedo, Real Zaragoça e outros], que é um dos mentores de Guardiola, quando ele esteve em Lisboa a dar uma palestra na Universidade Lusófona. Fizemos logo amizade e mantivemos contacto. Logo ficou acordado que, assim que surgisse esta oportunidade, me receberiam. E assim foi. Já fui ver o último jogo com o Bétis [vitória do Sevilha por 1-0]»
«Foram todos espetaculares. Deixam-me entrar em todo o lado, estou perto do campo, oiço as palestras antes e depois, faço perguntas, tiro dúvidas, sou o único a estar aqui com eles e dedicam-me toda a atenção»
«Estou com a equipa principal mas também tenho estado a ver a formação, a organização do clube, o scouting… Se tem ido ao encontro do que esperava? Sim. Em termos de infraestruturas o Benfica dá 50-0 ao Sevilha. De resto, seduz-me esta filosofia de jogo muito ao estilo de Juan Lillo, o chamado tiki taka, do Barcelona de Guardiola, jogo em que se procura sempre a bola, futebol apoiado»
«Até tenho jogo no domingo mas o Benfica privilegia tudo quanto sejam iniciativas e investimentos na formação. Disseram-me logo para vir, para aproveitar a oportunidade, para aprender, observar. É bom para mim e bom para o clube que sempre apoia e incentiva tudo quanto seja benéfico para a melhoria do trabalho do Caixa»