Hot!

«Sair do Benfica foi má opção de carreira»



Já reparou que se passaram 25 anos desde que rescindiu contrato com o Benfica e se mudou depois para o Sporting?
Já. Na verdade, mesmo que quisesse esquecê-lo, volta e meia lembram-mo. Passou tanto tempo e as pessoas ainda se metem comigo na rua a toda a hora. Constantemente, digo-lho. Parece que se trata de uma notícia atual! Eu há muitos anos que reajo em consonância com o tom e o conteúdo do que me é dito. Na maior parte dos casos acabo por não dar importância, confesso.

Não deixou de ser sócio do Benfica?
Nunca. Sou sócio há 31 anos, rigorosamente. Adoro o Benfica. Por causa de uma situação pessoal estar a envolver outras pessoas pelas quais tenho respeito... não. Se o presidente do Benfica, ou pessoas com responsabilidade, estiver interessado em saber o que se passou, poderei contar-lho, mas não o quero público.

Quando rescindiu com o Benfica já sabia que ia para o Sporting?
Nem pensar! Toda a questão, com a saída do Paulo Sousa e a saída abortada do João Pinto, ganhou depois outros contornos, porque no final de contas eu fui o primeiro a rescindir.

Como classifica depois a passagem pelo Sporting?
Os primeiros seis meses foram excelentes, com Robson, sempre em primeiro lugar no campeonato. Mas depois chegou Carlos Queiroz e a coisa deixou de resultar. Sobretudo para mim. Já não resultara, de resto, na Seleção com Queiroz, a quem eu chegara inclusivamente a pedir que não me convocasse mais, porque depois ia sempre parar à bancada e via frequentemente o meu lugar ocupado por companheiros que até jogavam noutras posições! Quando Queiroz chegou ao Sporting vi logo que as coisas iam deixar de resultar para mim. E assim foi.

Meses depois de mudança do Benfica para o Sporting, esteve em campo na histórica vitória das águias por 6-3, em Alvalade, com lendária exibição de João Vieira Pinto. Qual a memória mais intensa que tem desse jogo?
Senti que era o ponto alto, ou se calhar baixo, da opção que fizera. Sair do Benfica foi uma má opção de carreira. Basta ver o que o meu percurso teve no Benfica e depois no Sporting... Não há qualquer dúvida sobre isso.