Úmaro Embaló, 17 anos, celebrou nas redes sociais o primeiro jogo na equipa B, sábado, na vitória sobre o Covilhã (3-2), no Seixal, em jogo da sétima jornada da Liga 2. Esteve apenas um minuto em campo (entrou para o lugar do extremo Chris Willock), mas foi o suficiente para declarar-se «muito feliz pela estreia e pela vitória». O avançado/extremo continua a subir a escada da formação e sonha com a afirmação na equipa principal, apesar de acabar contrato com o Benfica no final da época.
Embaló é uma das joias da formação da Luz e clubes europeus com forte poder financeiro conhecem-no bem. Das equipas jovens das águias, às quais chegou em 2015, e das presenças nas seleções jovens de Portugal - tem 12 presenças nos sub-16, 27 nos sub-17 e três nos sub-19. Há vários clubes interessados em contratá-lo e o Benfica também está consciente da situação.
Desde logo porque negociou o jovem natural da Guiné Bissau com o RB Leipzig, em janeiro. O presidente e o então diretor jurídico dos encarnados, Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves, estiveram mesmo na Alemanha, onde chegaram a acordo para a transferência por €20 milhões (mais cinco por objetivos). O negócio, porém, acabou por não avançar por diversas razões - desde logo porque o RB Leipzig pretendia que Embaló começasse nas equipas juniores. A imprensa alemã deu conta, também, de divergências entre o empresário do jogador, Catió Baldé, e o clube.
O avançado/extremo completa 18 anos a 6 de maio e já poderá assinar contrato profissional. É isso que o Benfica quer e conta com o desejo de Embaló prosseguir no clube.
O entendimento para a assinatura de um novo vínculo, neste momento, parece o cenário com mais hipóteses de concretizar-se. Mas não faltarão, seguramente, outros emblemas a tentarem seduzir Embaló.