José Leirós, ex-árbitro português e atualmente comentador televisivo de arbitragem, foi um dos convidados de um debate sobre o vídeo-árbitro esta quinta-feira à tarde, na FADEUP (Faculdade de Desporto), e comentou, aquelas que defende como sendo as escolhas previsíveis do Conselho de Arbitragem para o Benfica-FC Porto.
"Eles não podem arriscar, vão com certeza colocar o Jorge Sousa e o Artur Soares Dias no campo e no VAR. Já a 4º árbitro prevejo que esteja o João Pinheiro", sustentou. O outro convidado era Manuel Cunha Antunes, também ele ex-árbitro, de Braga, que também expressou de certa forma a mesma opinião: "Vai avançar o Jorge Sousa no campo e o Artur Soares Dias a vídeo-árbitro para treinar para o Mundial".
Quanto ao debate, os alunos da faculdade organizaram um ‘focus group’ e apresentaram uma série de medidas para a melhoria da ação do VAR, tais como dar poder soberano ao VAR, formação específica ao vídeo-árbitro, recolocação do local das imagens, implementação das linhas de fora de jogo nas imagens do VAR, bem como o VAR ficar com a responsabilidade de gerir o tempo útil de jogo.