Martí Perarnau já vai no seu terceiro livro sobre Pep Guardiola. O mais recente, "Metamorfose", dá conta da mudança do treinador no Bayern Munique, técnico que, agora no banco do Manchester City, se tem confrontado com mais dificuldades do que as que viveu na Alemanha.
"Pep tinha obra feita no Bayern, mas ele não é convencional, é especial, o que não é bom nem mau. Um amigo dele disse-lhe: 'fica no Bayern seis anos, ganhas 6 campeonatos, 5 taças, alguma Liga dos Campeões... nunca te vão superar'. Seria o que qualquer um faria, para para ele o trabalho é pintar o quadro e não ir à exposição", afirmou o autor em entrevista ao 'As'.
E concretizou, com a "folha em branco" que Guardiola encontrou no City: "Ganhar é mais difícil. O Bayern é melhor do que o City. Os favoritos na Champions são os quatro grandes: Barcelona, Real Madrid, Bayern e Atlético Madrid. O City está por baixo disso, a um nível do Dortmund ou do Benfica. Todos sabem disso".
Mesmo na liderança da Premier League com 23 pontos (os mesmos de Arsenal e Liverpool, 2.º e 3.º classificados, respetivamente), o Manchester City de Guardiola não se tem livrado de muitas críticas pelos 'deslizes' levados a cabo pelo caminho e Martí Perarnau não deixa de sair em defesa do técnico... com 'uma no cravo e outra na ferradura'.
"Teve 10 vitórias seguidas e a seguir não venceu seis jogos. As primeiras foram todas merecidas e podiam ter sido derrotas ou empates tranquilamente. Entre as outras, há derrotas claras como com o Tottenham ou o Barça, mas o empate com o Everton tinha que ser uma vitória".